História

Após o término da Segunda Guerra Mundial em 1945, o proprietário das terras onde se localiza o município de Bom Sucesso entregou a um pioneiro gaúcho a missão de criar um patrimônio em local pré-determinado na floresta virgem. Com a chegada dos novos pioneiros, após o desmatamento e demarcação de ruas e lotes, o desenvolvimento foi acelerado. As novas famílias, que chegaram de diferentes regiões do Paraná e do País, vinham atrás das férteis terras existentes e do cultivo da cultura cafeeira que estava em expansão. Criado através da Lei Estadual nº 253 de 26 de novembro de 1954, e instalado em 15 de novembro de 1955, foi desmembrado de Jandaia do Sul. Entre as várias Cidades fundadas pela Companhia de Terras Norte do Paraná, figura a de ″Bom Sucesso″ situada na zona denominada de ″Norte Novo″, em região então pertencente ao Município de Jandaia do Sul. Como nos demais casos, o início de Bom Sucesso foi a formação de um Patrimônio, com a demarcação dos perímetros urbano e rural e a divisão da terra em lotes, datas e fazendas. O povoamento da localidade começou com a venda de lotes e datas a elementos vindos dos Estados de São Paulo e Minas Gerais. Dada a enorme afluência de colonos e povoadores oriundos desses dois Estados, o Patrimônio teve grande progresso e em pouco tempo foi transformado em Cidade. Em 1951, o núcleo foi elevado à categoria de Distrito Administrativo e, em 1954, alcançou sua autonomia. A origem da atual denominação provém do sucesso nas vendas de lotes, na rápida colonização e no inesperado desenvolvimento do Patrimônio, surgindo, daí, o topônimo ″Bom Sucesso″. Distrito criado com a denominação de Bom Sucesso, com terras desmembradas do distrito Apucarana, pela lei estadual n.º 790, de 14-11-1951, subordinado ao município de Jandaia do Sul. Elevado à categoria de município com a denominação de Bom Sucesso, pela lei estadual n.º 253, de 26-11-1954, desmembrado de Jandaia do Sul. Sede no atual distrito de Bom Sucesso. Constituído do distrito sede. Instalado em 15-11-1955. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.